Gruta de Santo Antônio está localizada no distrito de Santa Maria, na comunidade de Estradinha, a 21 km da prefeitura municipal de Benedito Novo. Sua área é de 137.500 m2 . Na parte superior da gruta, há pastagens e mata nativa, cortada por um ribeirão chamado Ribeirão do Campo. A gruta foi desbravada por José Devigili na década de 1960 e tem aproximadamente 150 metros de abertura. Recebe muitos visitantes que vêm apreciar a beleza do lugar e, também, muitos devotos que vêm render graças e fazer pedidos. Em entrevista com a sra. Páscua Zomer, moradora local, uma história de fé deu origem ao nome da gruta. Conta-se que foi a partir de uma promessa feita por Seu José Devigili, hoje já falecido, que trabalhava em uma pequena serraria, casado com Dona Leopoldina, agricultora e católica fervorosa; muito se empenharam para abrir caminho até a gruta , pois o acesso até lá se dava entre a mata fechada. Naquela época, o casal lutava com muitas dificuldades para poder criar seus cinco filhos. Moravam num pequeno terreno e tinham uma vaca leiteira e um boi para ajudar nos trabalhos da roça. Acontece que por obra do destino, a vaca leiteira havia morrido. Perderam assim, uma rica fonte de alimentos. E como não bastasse, em uma tarde, notou que o boi não estava pastando por perto. Então, todos foram a sua procura, pois, agora ele era o único animal que a família possuía. Depois de várias horas, descobriram que o boi, à procura de comida e sem notar, caíra numa ribanceira. Num ato de desespero e fé, Seu José Devigili, tendo certeza que o boi não teria resistido a tal queda, achou somente uma solução: fazer uma promessa para o Santo protetor da família. Assim o fez. Prometeu ao Santo, que se encontrasse o boi com vida, a gruta que ali havia descoberto, chamar-se-ia Gruta Santo Antônio. Quando chegaram na ribanceira, viram algo que pareciam não acreditar. O agricultor havia sido atendido e colocou na gruta a imagem de Santo Antônio. A família toda ficou agradecida por ter alcançado tal graça. Mais tarde a gruta foi abençoada pelo bispo José de Lima, da diocese de Rio do Sul. Inserida no roteiro de turismo da cidade, além da visitação habitual, uma celebração é realizada na própria gruta, todos os anos no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, com a presença de muitos devotos. É comum encontrar no local pedidos escritos em pequenos papéis ou mesmo cartas deixadas por visitantes.

Contatos: