A área denominada como “Praça das Bandeiras”, está localizada na área central da cidade. Muito utilizada por famílias com crianças, pois nesta praça você pode desfrutar do sossego ao ar livre para ler um bom livro, deixar as crianças brincando no parquinho, e fazer uma leve caminhada… Um excelente espaço para lazer no centro da cidade. É aqui que irão encontrar a instalação da Praça das Bandeiras e do nicho ecológico, ou seja, a escultura de um peixe, que identifica a história do município. Em 2009 os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), gestão de Turismo, que são: Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio Dos Cedros, Rodeio e Timbó, tinham que escolher um “nicho ecológico” para instalar na cidade. “O nicho que mais tinha a ver com nossa cidade era o peixe, havia borboleta, pássaro, aranha, enfim e também cada município teria que ter a sua Praça das Bandeiras, sendo assim com a aquisição da área para implantar a praça, a Administração Municipal resolveu instalar as bandeiras e o nicho, no mesmo local”. A implantação dessas esculturas faz parte de um dos projetos do Cimvi que visa a valorização do Meio Ambiente. “Essa ação é determinante para que possamos nos diferenciar dos demais produtos turísticos através da pródiga beleza e dos seus atrativos”, buscou-se informações da fauna e flora e com elas criou-se um projeto que fracionou as informações em obras de arte, monumentos que estarão sendo implantados em locais públicos, de cada uma das nove cidades que pertencem ao CIMVI e poderão ser apreciadas pela comunidade local, regional e turística. “Nas reuniões definiu-se que o nicho seria a fauna e a flora, então cada município, através do Conselho Regional de Turismo escolheu o foco da sua escultura, ou seja, em Apiúna será implantada uma escultura de Fósseis; em Ascurra, de Aves; em Benedito Novo foi a de Peixes que é uma referência ao nome da cidade, por conta da quantidade de peixes nele, em outros tempos; em Doutor Pedrinho, de Água; em Indaial, da Evolução do Homem; em Pomerode, de Mamífero; em Rio dos Cedros, de Insetos; em Rodeio, de Flores e em Timbó foi implanta a escultura de Fritz Müller”, assim sendo este trabalho agrega mais informação turística aos visitantes.

Contatos: